sábado, 26 de fevereiro de 2011

JRPG X WESTERN-RPG e a Crise de Galápagos Japonesa

Frase Ligeramente Equivocada do Diretor da Bioware

Role Playing Games(RPG’s) sempre foram um dos meus tipos favoritos de jogos, quando pela primeira vez na vida joguei meu primeiro final fantasy na casa de um amigo eu sabia que queria ser um game designer.Foi um evento que afetou tanto minha vida que eu, apesar de ter um gamecube, juntei todos os meus centavos e comprei um ps2 somente para poder jogar Final Fantasy X.
Por eu ser um grande fã, tanto de rpg eletrônico quanto o de mesa, eu venho acompanhando nos maiores sites de games uma política que divide rpgs em 2 categorias: os ocidentais e os orientais. Na opnião dessas pessoas esses dois tipos de jogos se tornaram tão diferentes que não faz mais sentido categoriza-los como um só genêro e então o termo JRPG( japanese-RPG) foi criado, e apesar de discordar do termo é evidente que nos ultimos 5 anos a industria japonesa e americana de rpg’s tem se distanciado.
Em primeiro lugar como este assunto é pôlemico vamos deixar algo claro, nenhuma das categorias citadas anteriormente é um RPG. Um RPG de verdade é um jogo de mesa criado muito antes dos videogames existirem e o mais famoso deles é o Dungeons and Dragons, nesse jogo você deve: criar e assumir o papel de um personagem, atribuir determinados pontos de atributos e uma classe e somente ai a jogatina começa.

Além disso os rpgs de mesa possuem o papel do mestre, este nada mais é do que a pessoa que irá contar a história da aventura, interpretar os npc’s e inimigos, disputar com os jogadores em uma batalha de dados qual a probabilidade de certos eventos ocorrerem e o mais importante : sempre adaptar a história as escolhas dos jogadores. Esse é o motivo número 1 pelo qual rpgs eletrônicos não são rpgs: a linearidade da história, mesmo em jogos com muitas escolhas e finais possíveis como Mass Effect os resultados ainda são finitos.
Voltando aos RPG’s no mundo dos videogames, tentativas de um DD eletrônico são observados desde a criação dos PC’s mais simples mas foi com Final Fantasy e Dragon Quest que o gênero realmente explodiu. O mundo inteiro ( e principalmente o japão) se apaixonou pelo sistema  de múltiplas classes, batalha por turnos e níveis de expêriencia. Por muito tempo na industria isso era um rpg, muitos games incorporavam aspectos de rpg mas não eram por definição RPG’s como FF e DQ( que hoje são considerados JRPG’s).
Porém empresas como a Bethesda e a Bioware achavam que precisavam aproximar mais os games da definição clássica de um rpg, surgiam então rpg’s onde determinadas escolhas de seu personagem definiam a personalidade de seu personagem e o rumo da história. O sistema de batalha também foi repensado para algo mais rápido e interativo pois era da opnião de muitas pessoas que a batalha por turnos eventualmente era enjoativa.(E isso acabou por se tornar a base dos Western-RPG)

Ambos os tipos de jogos têm suas qualidades e defeitos mas até pouco tempo eram considerados na mesma categoria, por que então só agora surgiram esses termos ? Isso foi uma tentativa errônea de problematizar uma situação que é muito mais complexa do que um termo: O Japão esta sofrendo de uma grande crise de gálapagos . Os jogos que vendem hoje em dia no mercado japônes  são cada vez mais voltados para o público otaku, ou seja colegias de mini-saia, meninas-gato e piadas que não fazem sentido para ninguém a não ser que você seja japônes ou goste da cultura.
O triste é que se o jogo não contiver essas marcas e/ou for uma franquia já estabelecida dificilmente ele irá ter sucesso no mercado japônes, ou seja o mercado da terra do sol nascente esta se fechando cada vez mais. O problema é que o termo JRPG cria um estereótipo de que todo jogo que seja JRPG DEVE ser dessa maneira, mas jogo mais inovador e dificil de 2009( para alguns sites considerado até jogo do ano) é japônes e se chama Demon Soul’s. Mas ai que reside o problema, segundo o site Vgchartz.com Demons Souls vendeu 600.000 copias nos EUA e somente 250.000 no Japão.
Criar esse estereótipo de que JRPG e Western-RPG são coisas completamente diferentes não é produtivo para ninguém, principalmente se considerarmos a legião de fãn-boys revoltados de ambos os lados, pois estas pessoas estão perdendo a chance de jogar grandes jogos.
Obs: se quizer saber mais sobre a crise de galápagos no japão e como ela afeta toda a industria de entretenimento japonesa leia a revista Edge =)

1 comentário:

  1. RPGs sempre me lembram "inovação", acho q duns 5~10 anos atrás os jogos q mais inovavam, de longe, eram os rpgs, alem tmb por serem os com mais historia, tirando os action-puzzles da vida... (dino crysis, resident evil, uns mais felizes, crash, e... pff... n lembro mais exemplos...)todo rpg trazia algo na jogabilidade, ou no carisma do jogo, ou na construção dos personagens, whatever, q era diferente um do outro, em geral, mas hj essa regra de querer ser mto diferente, estraviou demais o estilo, algumas pérolas com historia non-sense-for-fun japonesas, e uma trama grafica e futurista e triste... americana... algo q vc mesmo "ó-dono-do-site" dizia :
    -"a inovação esta supervalorizada"
    e creioq seja realmente o caso, se tratando de RPGs, cada estilo esta tentando superar algo, os shooters: as cameras e os erros de AI, e bugs das telas em sí... os actions(e actions rpgs) jogabilidade, os de puzzles: puzzles novos e divertidos... os de esporte.... well... serem legais... e todos juntos: se conciliarem com as tecnologias "move" e 3D... mas rpg em sí, é mais complexo, pois historia, grafico e carisma são dificeis de se criar, ou se continua algo, ou se adapta algo, ou algo ruim(mto ruim) sai, é um drama fudido se parar pra pensar... bem, como acho q foi mto mais q um comentario, eu paro por aki XD, Vida Longa'l Blog

    KKXI

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