Semana passada em uma reunião de acionistas da Activision a empresa anunciou que não iria mais produzir jogos da série Guitar Hero, e portanto cancelando o não anunciado “ Guitar Hero 2011”. O jogo era inevitável, todo ano a activision fazia questão de lançar um Guitar Hero e um Call of Duty “novos”( isso sem contar os jogos que não eram da série principal), o fim da série me fez refletir. Como em 5 anos um jogo que ajudou a popularizar um gênero inteiro morreu ?
Voltamos a 2005 quando o primeiro jogo da franquia explodiu em vendas, ninguem esperava que a proxima grande sensação seriam jogos de ritmo, mas GH não só reinventou um gênero na industria de games como tambem foi ótimo para a industria musical. Em 2006 GH2 trouxe uma lista de musicas mais robusta e vendas extraordinárias tanto em unidades vendidas quanto em capital ( guitar hero era mais caro que a maioria dos jogos por vir com uma guitarra de plástico que tornava a experiência mais agradavel).
O que se seguiu a isso só pode ser descrito como caos.Guitar hero era produzido por 2 empresas, red octane e harmonix, e após a Activision comprar a Red Octane e não a Harmonix o jogo ficou desfalcado de metade do seu time criativo e GH3 não obteve o mesmo grau de qualidade. Enquanto isso a Harmonix fazia seu primeiro Rock Band um jogo que não era somente de guitarras, mas de uma banda completa e isso levou a Activision ao seu segundo erro: copiar na cara dura.´
O 4º guitar hero e todos os subsequentes foram com bandas completas, o problema é que a série tinha um legado de somente incluir musicas de Rock e Metal e a Activision decidiu incluir até Michael Jackson no jogo(nada contra ele mas a lista de musicas ficou totalmente incosistente). As vendas refletiram essa contradição, e a solução encontrada foi lançar múltiplos jogos que focassem em uma banda só (Metallica, Van Hallen, Aerosmith, coletâneas com musicas só dos anos 80) e não satisfeitos em insultar o consumidor ainda lançaram 2 jogos para DS com uma diferença de 6 meses.
A verdade é que franquias de videogames são como uma vaca leiteira, e a de guitar hero estava seca e sem o menor pingo de identidade, quando a activision percebeu que todos jogadores do mundo já tinha pelo menos 3 guitarras de plástico no armário ela resolveu largar a franquia. Infelizmente os executivos da empresa falharam em perceber algo que a nintendo, a take two e até a sony e agora a microsoft sabem faz tempo, não se faz dinheiro com videogames dessa maneira.
Eu não faço administração de empresas portanto podem alegar que eu sou um leigo mas os exemplos estão ai pra quem quiser ver: Gran Turismo, GTA, Mario NUNCA foram anualizados e as franquias continuaram por anos à fio. Ok, como assim Mario nunca foi anualizado ? nunca foi mesmo! Os jogos de esporte do universo Mario vieram aos montes mas a série principal era somente uma iteração por GERAÇÃO (super mario world, mario 64, super mario sunshine, super mario galaxy ). Isso são diferenças de 5 ou mais anos entre uma iteração e outra, o maior erro da activision foi achar que o mercado de games é que nem o de celulares onde a maioria dos consumidores cansa de um produto em 6 meses, se Gran Turismo 6 fosse lançado ano que vem você o compraria ? e se fosse o MESMO jogo com uma cara nova e novos carros ?
É por isso que eu bato palmas para a Rockstar e espero que a Activision entre em falência logo, eles não aprenderam a lição, eles vão lançar um novo Call of Duty esse ano e a tragédia vai se repetir de novo.Percebam que a Activision agora possui 2 jogos : Call of Duty e WOW e simplesmente não há investimento em novas franquias, o único jeito de fazer dinheiro com isso agora é lançar um Call of Duty que seja somente online e lançar novos mapas periodicamente.
E a ironia é que na mesma semana que GH acabou a Capcom lançou Marvel VS Capcom 3: Fate of Two Worlds, depois de 10 anos sem uma iteração na série a capcom reformolou o sistema de batalha( que na minha opnião ficou mais organizado), colocou novos personagens e ouviu a maioria das opniões de seus compradores. Tenho certeza que o jogo será um sucesso, e tudo isso por que a capcom realmente pensou por anos em como fazer MVC surgir das cinzas de uma maneira que fosse proveitosa para todos: fã, empresa e acionistas ( sim Activion infelizmente eu estou falando de você).
Ih brother tem muitas coisas que voCê falou que nem concordo ! So que to na maior preguiça de descrevel-las agora ! Talvez mais tarde eu te falo as minhas divergencias com seu texto !
ResponderEliminarCara achei bem pertinente o que você citou no blog, mas você têm que ver que a estratégia da Activison, não é errada. Se comparar o lucro de 2010 das duas verá que a diferença não é tão absurda. Isso por que o lucro que ela teve com esses lançamentos anuais foram calculados antes dos lançamentos.
ResponderEliminarDe longe prefiro a Capcom, mas tem que ver em quesito de jogabilidade a Activision não pode ser criticada, apesar da falta de mudanças.
É como a famosa crítica que se faz aos jogos de shooter, quem não gosta fala é sempre a mesma coisa, em parte é verdade, mas se for ver street fighter é sempre a mesma coisa ao cubo, carega, ataque especial, se ferrou.
Acredito que hoje os jogadores estão mais "exigentes" portanto não basta lançar coisas absurdas para lucrar, voltando ao exemplo street fighter, aquela versão adicional, ao meu ver é pura forma de ganhar grana, ou então a possibilidade de comprar roupas para os personagens. Acredito que ambas devem se conscientisar senão perderam e muito.
realmente, sinto muita falta da época que roupas adicionais era algo que você destravava conforme fosse jogando o jogo. Concordo com vc no super street fighter IV, o jogo tem somente 10 personagens a mais e um modo online mais eficaz, porém ele saiu com um preço quase a metade do original. Claro que a capcom não é santa, jamais me esquecerei do modo online do resident evil 5 que estava dentro do cd e você teria que comprar a permissão para utiliza-lo
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarA estratégia da Actvision ta mais do que errada, eles lucraram, mas ele ganharam mto dinheiro, mto rapido, mas não muito dinheiro a longo prazo, o que é mais proveitoso para um empresa.
ResponderEliminarNo caso da Capcom, a versão SUPER do Street 4, acrescenta 10 personagens, mais um ultra para todo o resto e um rebalanceamento, 8 deles ja tinha em outros SFs, o que gerou um "hype" para quem gostava dos personagens, para quem curtiu os 2 chars novos, para quem curtiu os ultras novos, e para quem leva jogos de luta mais a sério o rebalanceamento da força dos personagens.
Já a Activision, quantos GH tem desde 2005? Nem se compara com numero de Street Fighters, etc. . .
ahh mais uma coisa tem o "orange" tb ! ;)
ResponderEliminarPorra Rapha, muito bacana mesmo. Vou citar o blog no V8bits no twitter. Acho que o consumidor de games está exigente sim, mas pelo visto esse mesmo consumidor está acostumando com idéias recicladas, digamos o mais do mesmo. Pode ver como os remakes estão vendendo muito bem, acho que voltar as origens com cenceitos atuais de uma forma épica seria uma forma fantástica de conquistar o público e evitar as quedas nas vendas, no entanto, é muito fácil falar. Criar, desenvolver, traçar estratégias de marketing e acertar em cheio o coração dos gamers, isso sim é tarefa pra macho. Japão e Estados unidos estão com um bloqueio criativo imenso, isso acontece nos quadrinhos e games. QUem sabe uma hora a coisa desperta e teremos de volta MAIS do MESMO Guitar Hero, eu adoraria.
ResponderEliminarPOoo Tony ....Falar mal do COD eh sacagem xD
ResponderEliminarA Activision está longe, mas muito longe mesmo de entrar em falência. O CEO já anunciou que o foco agora é lucrar no espaço online, e nesse quesito a empresa possui um curriculum fenomenal! Olha só: Call of Duty, Warcraft e StarCraft. E logo mais tem Diablo III e, mais importante ainda, o novo game da Bungie.
ResponderEliminarVocê pode odiar a empresa, eu posso odiar a empresa, mas falar que a Activision não investe ou que tem poucas franquias é papo furado...
como sempre eu serei obrigado a discordar de você hector, dos jogos que você citou 3 são franquias antigas da blizzard e desde que as empresas se uniram não houve o menor investimento em "new ips". Eu disse que espero que ela entre em falência não que ela esteja eminente, realmente o setor online irá gerar lucros infinitos pra ela pois os jogadores de wow, starcraft e diablo 3 são/serão fiéis aos universos que participam mas você mais do que ninguem sabe que se não houver investimento em novas ip's a activision será isso : uma empresa online.
ResponderEliminar