quinta-feira, 28 de julho de 2011

Operation Rainfall


Em posts anteriores, já havia comentado durante a E3 que o único titulo de peso da Nintendo para o próximo ano (ou seja, o ultimo jogo da Nintendo para o Wii) seria The Legend Of Zelda: Skysward Sword, e que apesar de ser um grande fã de Zelda, achava irracional a empresa pensar que conseguiria sobreviver um ano sem jogos AAA para o Wii. Pois bem, parece que eu não fui o único.
O grande problema é que eu - assim como os fãs e gamers que ainda não abandonaram totalmente o wii - sei que a Nintendo tem jogos excelentes que foram lançados no Japão há quase 1 ano, mas que a empresa nem imaginou trazer para o resto do mundo. A titulo de curiosidade, estes jogos são Xenogears, The Last Story e Pandora’s Tower.
Eu estive com a Nintendo durante sua pior fase na industria ( n64 e gamecube) e não esperava esse tipo de atitude em relação aos fãs mais fiéis da empresa, porém alguns, em vez de se revoltarem e escreverem isso em um blog, resolveram tomar uma atitude mais direta. Uma operação que começou nos fórums do site IGN, visava “bombardear” os escritórios da Nintendo of America com cartas pedindo estes 3 jogos. Esta carta deveria incluir um pequeno texto e, se vc desejasse, um objeto que fizesse menção ao jogo.
A intenção era que a Nintendo visse que seus fãs ainda estavam com ela e que haveria um mercado consumidor para os títulos acima. A operação foi entitulada Rainfall pois haveria literalmente uma chuva de cartas. Porém, em mais uma atitude que enfureceu a muitos, a Nintendo simplesmente comentou no facebook que agradecia o entusiasmo mas mesmo assim não havia planos.

Acho injusto da parte da empresa este tipo de atitude com seus fãs que, devo lembrar, carregaram a empresa durante 2 décadas, e os motivos para essa falta de interesse são muitos. Primeiro que do ponto de vista empresarial, o publico alvo da Nintendo mudou. O sucesso alcançado pelo wii se deve ao novo  segmento populacional para o qual esse apela, e este segmento esta interessado em novas tecnologias interativas. E Mario (haja Mario, adoro o bigodudo, mas nunca vi tantos Mario’s saindo em sequencia, parece Call of Duty).
Segundo, o Wii esta morto. Quem diz o contrário ou é muito Nintendista ou não quer aceitar os fatos (o que de certa forma, pode ser a mesma coisa). A Nintendo abaixou o preço do wii em 50 dolares e conseguiu vender mais que a concorrencia durante míseras 4 semanas (eu não sou mae diná e nem recebo graficos de vendas da Nasa, é só entrar no Vgchartz.com), no passado o wii vendia 100 mil a mais que a concorrência sem precisar baixar o preço. O que estou querendo dizer é: em vez de dar uma morte digna ao console que a tornou líder de mercado, ela abandonou o wii com o Zelda e se concentrou no Wii U.
Terceiro, os jogos citados na operation Rainfall são voltados para um público específico, portanto não terão os milhões em vendas que teve wii sports resort por exemplo. A pergunta que deve ter matado o lançamento desses jogos fora do Japão muito provavelmente foi: vale a pena gastar dinheiro com uma equipe de tradução para vendermos umas 100 mil cópias?

O interessante é que não são jogos obscuros voltados ao público japônes que estão sendo levados em pauta, The Last Story é possivelmente o último jogo de Sakaguchi (o pai do famoso Final Fantasy ) e todos eles foram publicados pela Nintendo em solo japonês. Uma outra questão importante é que Xenogears será publicado na europa. Se a tradução para o inglês já esta pronta por que ele não deveria ser lançado nos EUA?
Eu venho constantemente  dizendo o quanto eu acho que a Nintendo está errando com suas atitudes em relação ao seus fãs, e os fatos estão ai para provar: Total desinteresse no WiiU, vendas catastróficas do 3DS e assim em diante. Fora que o tipo de atitude tomada com Xenogears é um incentivo à pirataria visto que os consoles da Nintendo são travados para região e não se pode nem jogar o jogo importado de outras regiões.
A mensagem que eu tiro disso é : “Muito obrigado pelos anos dourados meus amigos, mas vocês não são mais necessários até a próxima !“(so long, and thanks for all the fish) e eu posso garantir que isso faz com que a empresa perca cada vez mais seguidores. Agora todos sabemos que esse novo publico alvo da Nintendo é movido a novidades. O 3DS não conseguiu impressionar. E se o WiiU também não impressionar ? Quem vai carregar a Nintendo sem os fãs?


ps: entre a data de escrita desse post e a data de publicação a Nintendo numa atitude histórica e desesperada baixou o preço do 3DS para 170 dólares(sim o mesmo preço de um DS XL)

sábado, 9 de julho de 2011

Pode um Videogame ter como narrativa um monólogo ?



Em primeiro lugar desculpas devem ser ditas, desde que acabou a E3 eu tive que me focar em não reprovar todas as matérias e em outros afazeres, e com isso, o blog teve que ficar um pouco de lado, mas agora nas férias voltamos com força total =D .Esse post será parte Review, parte reflexão sobre a evolução da capacidade narrativa da indústria dos videogames.
O jogo que levou a essa reflexão foi o DLC(downloadble content) do jogo Bioshock 2, que esta disponível na psn há quase 1 ano e só obtive recursos e tempo para joga-lo agora, o preço me assustou um pouco pois pagar 10 dólares em um capítulo extra de um jogo parecia ser mesmo salgado. Digo isso pois esses capitulos extras se duram 2 horas de gameplay é muito, me recordo dos que foram lançados para o Resident Evil 5 que duravam 1 hora no maximo e custavam 5 dolares.
Logo de Inicio digo: compre Minervas Den se você possui Bioshock 2, o preço é salgado mas me proporcionou entre 5 à 7 horas de gameplay e é uma bela adição para os fãs da série. Se a quantidade de horas de jogo não te convenceu, devo alertar que MD possui novos plasmids e armas que não estavam presentes no jogo original, assim como novos inimigos.E se mesmo assim ainda não te convenci,  devo acrescentar que você controla um personagem completamente diferente dos outros Bioshocks, em uma área de rapture completamente nova.
Uma arma laser e um plasmid de gravidade estão entre as novas adições ao seu arsenal

Novamente controlamos um Big Daddy, porém invés de controlarmos nosso querido bomberman Beta, iremos controlar um outro Big Daddy chamado Sigma. Este é reanimado em rapture para auxiliar um programador chamado Charles Milton Porter a recuperar a base de dados de um super computador inteligente chamado The thinker. Este computador foi criado por Milton e consegue entre outras coisas, simular a existencia de uma pessoa analisando arquivos de audio, prever o futuro, aprender sozinho, e resolver sozinho problemas que nem as mais brilhantes mentes da época foram capazes de resolver.
Rapture sempre foi uma cidade destruida por disputas de poder, e um instrumento tao poderoso quanto o thinker certamente cresceria os olhos de muitos. Eventualmente Milton foi traído por seu assistente Reed que virou o chefe de MD(que controlava a computação de rapture inteira) e consequentemente do  The Thinker.
O interessante em questão de gameplay (e eu não esperava tanto de um dlc) foram as novas interações com robôs, as novas armas, os novos plasmids e até novos tipos de Big Daddys. Chega a dar a impressão que tudo que teve que ser cortado do Bioshock 2 para o projeto se manter consistente, foi adicionado ao seu dlc, porém o mais impressionante do dlc não é isso.


// SE VC LIGA PARA SPOILERS PARE DE LER ESTE POST AGORA !!!!!!!!!!//


No final do dlc descobrimos que durante o jogo todo o Charles Milton Porter que te ajudava e instruia nunca existiu, por que ele nunca existiu ? Por que o Sigma era na verdade o próprio Milton que teve seu corpo modificado e sua memória apagada. Antes que isso ocorrese Milton deixou com o Thinker várias gravações de sua voz para que o computador pudesse simular sua personalidade, suas escolhas e sua própria existência e assim apontar milton na direção certa caso as coisas dessem errado.
Achei o trabalho da equipe de roteiro que criou esse DLC fantástico, eles conseguiram expandir a narrativa de um jogo de videogame para se tornar um monologo, afinal as conversas entre Sigma e Milton eram na verdade entre a mesma entidade. Sempre deixei claro que sou um grande fã da história do bioshock original, e sempre achei que o segundo jogo deixou a desejar nesse quesito. O dlc porém, compensou este fato em muito e trouxe um tipo de narrativa que eu nunca havia visto em um jogo de videogame.
Se você é fã de Bioshock e possui o segundo jogo compre Minervas Den, vale cada centavo.

domingo, 12 de junho de 2011

Fechamento E3 2011


A E3 2011 terminou ontem. durante 4 dias nos foram apresentados as novas tendências e os jogos que irão dominar o ano até a próxima E3. Mas ai que fica a pergunta, quem ganhou o show ? Infelizmente, neste ano a resposta correta não é nem a Sony ,nem a Nintendo e nem a  Microsoft. Quem ganhou a E3 2011 foram as publishers.
Foram elas que mostraram as maiores novidades no show desse ano. Jogos como Mass Effect 3, Eldes Scroll 5, Tomb Raider, Bioshock Infinite, Battlefield 3, Dark Souls, Street Fighter X Tekken dominaram o show no lugar dos consoles e jogos exclusivos das 3 maiores empresas de games do mundo.
Mas como a análise das press conferences é sempre feita entre as 3,  minha opnião é que a sony levou esse ano. Provavelmente a imprensa especializada dará o show para a Nintendo novamente como no ano passado mas, como apresentado nos últimos posts, a falta de clareza da empresa com o WiiU estragou sua apresentação na minha opnião. Se você não acredita em opiniões, acredite em números: as ações da Nintendo na bolsa de valores Japonesa cairam 5 % e 4% nos dias que seguiram o anuncio do WiiU.
Bioshock Infinite cada vez que é mostrado surpreende mais.

O show da microsoft foi inconsistente e ausente de novidades, dava pra perceber pela reação da platéia que ninguém estava gostando muito do apresentado. O foco no kinect não convenceu, quem vai comprar um kinect  se as funções apresentadas pela microsoft são praticamente as mesmas do Wii porém sem um controle? A Empresa falhou em empolgar.
A sony teve o show mais consistente de todos. Apesar de também ter falhado um pouco nas novidades como a microsoft, o anúncio do preço do PS Vita (essa E3 vai ser marcada pela péssima escolhas de nomes) empolgou em muito pois agora não sabemos como o mercado de portáteis irá se comportar. Pense comigo: o 3DS falhou em obter uma grande base de consumidores enquanto ele era solitário no mercado e um novo portátil com capacidade gráfica muito superior irá ser lançado com exatamente o mesmo preço, qual será a escolha dos consumidores ? O 3D sem óculos da Nintendo ou os gráficos em HD da Sony ?

Quem vai sair ganhando com essa história é o consumidor, quanto mais o 3DS e o Vita se degladiarem mais jogos de alta qualidade teremos para jogar, indepente de qual console você escolha. Como uma observação final. Gostaria de dizer que fiquei um pouco preocupado com a situação atual das empresas japonesas: Capcom mostou uma gama de jogos para vários consoles mas não mostrou nenhuma novidade (inclusive o inevitável Super Marvel Vs Capcom 3 que era dito como certeza), a Konami não mostrou nada além de remakes e ports,  a Square-Enix mostrou games da Eidos e o Final Fantasy XIII-2.
The Last Guardian da sony, Metal Gear Solid Rising da Konami,Final Fantasy Versus XIII e Type 0( jogos que foram anunciados a 5 anos !!!!) da Square Enix, Valkyria Chronicles 3 da Sega e The Last Story da Nintendo nem foram citados em forma de trailer ou entrevistas coletivas. Nos casos dos jogos de psp(valkyria e type 0) infelizmente isso pode ser um sinal de que eles nunca venham a ser lançados nos EUA, quanto aos outros jogos a ausência de The Last Story é particularmente estranha já que a Nintendo tem um único jogo grande programado para daqui até o lançamento do WiiU, The Legend of Zelda : Skyward Sword.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Press Conference da Nintendo- Wii U...? what ?


A press conference da Nintendo ocorrida hoje logo se tornou um assunto polêmico na internet, e como este site não trata de mamilos, todos podemos perceber que a polêmica é em torno do WiiUWiiUWiiUWiiU( sim parece mesmo baralho de ambulância). Logo de cara adianto que detestei esse nome, foi a primeira vez que a Nintendo teve um nome final pior do que o nome do projeto, percebam : Ultra 64 à Nintendo 64, DolphinàGamecube , RevolutionàWii , Café à WiiU ?
Enfim, vou comentar dessa polêmica mais pra frente. A press conference começou com uma orquestra tocando um medley de Zelda enquanto víamos uma montagem com a evolução da série, em seguida Shigeru Miyamoto entrou no palco para falar das comemorações do aniversário de 25 anos de The Legend of Zelda. Além de Ocarina Of Time 3D ser lançado semana que vem e  Skysward Sword lançando no wii no final do ano, teremos lançamentos de Zeldas antigos na loja virtual do 3DS e um concerto com músicas da série que se apresentará ao redor do mundo menos no brasil por que esta terra não faz parte do mundo.
Em seguida Miyamoto deixou o palco e foi substituído por Iwata que começou a descrever a nova visão da empresa : agradar jogadores casuais e hardcore com uma experiência que seja mais profunda e que atinja um maior numero de pessoas. Mas isso foi somente um pequeno Tease pois esta seção da press conference falaria mesmo do 3DS.

Com vendas bem menores do que o esperado (segundo o Vgchartz, faz 2 semanas que o 3DS vende menos que seus antecessores: o DS e o PSP). A Nintendo precisou trazer títulos bem gordos para a biblioteca de lançamentos do 3DS, e não decepcionou nesse quesito: teremos 5 jogos da Big N chegando em breve: Mario Kart, Kid Icarus, Star Fox 64, Super Mario 3D e Luigi’s Mansion 2 (SIM LUIGIS MANSION 2 !!!!!!).
O trailer do mario kart surpreendeu pois parece ser uma versão totalmente inovadora em relação à do wii que pareceu ser mais conservadora. Kid Icarus está parecendo fantástico misturando ação estilo Star Fox com batalhas terrestres. Star Fox 64 é um remake fiel ao jogo de 1997 e Super Mario 3D agradou por ser o primeiro mario tridimensional feito para um portátil. Mas o que me fez realmente vibrar no sofá foi o trailer do Luigis Mansion 2, para os poucos fãns do gamecube como eu, esta sequência foi de arrepiar e já é o meu jogo mais esperado do 3DS.
Foi anunciado também que o próximo Smash Brothers será lançado tanto para WiiU quanto para 3DS, mas maiores detalhes não foram dados. Você deve estar se perguntando, por que a apresentação foi polêmica ? até agora ela  parece ter sido boa! E foi! Estava excelente e assim permaneceu.

A nintendo começou a apresentar o novo console pelo controle, pense nele como um wii classic controler onde foi enfiada uma tela com sensibilidade ao toque, 1 câmera, um acelerometro, 1 giroscópio, 1 máquina de café e um microfone. A nintendo tem razão quando disse que esse provavelmente é o controle mais interativo do mundo.
Porém o mais legal foram as funcionalidades apresentadas, você pode estar jogando seu game favorito e trocar a tela principal para a do controle para poder mudar de canal, você pode simplesmente jogar em sua tv e pode usar-lajuntamente com  a tela do controle como um DS gigante. Além disso o console possui retrocompatibilidade com todos os seus controles de Wii e foi anunciado um sistema online melhorado.
Vários demos de como o controle poderia ser utilizado foram demonstrados, mas a Nintendo fez questão de falar que estes eram somente demos técnicos e que nenhum daqueles jogos estava em desenvolvimento ( lembre-se com afinco deste comentário  para o resto do post).  Parcerias com grandes Publishers foram anunciadas e jogos como Darksiders 2 e Batman Arkham City sairão para o console, o que nos leva a supor que no mínimo teremos gráficos no nível do ps3/360.
Iwata e Reggie Fills Amie voltaram ao palco, agradeceram a presença de todos e deram como encerrada a apresentação. Pera. Quê? Quando isto ocorreu eu achei que era pegadinha, até o gamespot interromper a transmição eu não acreditava que tinha acabado a press conference. Então quer dizer que a Nintendo espera que os fãns do Wii passem mais de 1 ano com o novo Zelda e nada mais? Quer dizer que a Nintendo não acha importante anunciar quais são os jogos em desenvolvimento para seu novissimo console ?
Novo Zelda ??? não uma Tech Demo...

Não, a Nintendo acha importante chamar o presidente da EA e gravar um vídeo com 600 desenvolvedores  ocupando mais de 10 minutos de sua apresentação para falar o que pode ser resumido em : “ o WiiU é foda, nós o ajudaremos a crescer =D “. A desculpem… estou sendo injusto tem um jogo em desenvolvimento sim: um jogo de aventura no universo Lego, que pareceu ser tão divertido quanto o Jogo do Star Wars pro kinect.
O que mais me incomoda é que algo que eu já tinha percebido pelo preço do 3DS se confirmou hoje: a Nintendo está sendo extremamente arrogante! Eles acham que a gente vai comprar qualquer pedaço de merda(aviso aos nintendistas: não to chamando o Wii 2 de merda até por que eu nem tenho como analisar com a quantidade de informações) que eles apresentarem contanto que seja inovador e bonitinho. Eu não sei o que eles esperavam com essa apresentação, mas eu sai dela com as seguintes questões:

1)     - O tamanho dessa birosca de controle não vai atrapalhar o gameplay ?
2)     - Se eu deixar cair no chão , não vai quebrar fácil ?
3)     - Quantos dinheiros eu terei que dropar para comprar um controle extra ?

Nenhuma dessas questões teria aparecido  se eles mostrassem como que a gente vai usar o controle em jogos reais, afinal nenhum dos jogos apresentados foi dito em desenvolvimento. Essa é a nova cara da Nintendo: apresentar e lançar produtos inacabados por assumirem que seu público alvo cai na deles facilmente. Foi assim com o 3DS, que devo lembrar lançou sem nenhum título de peso, e foi assim na apresentação do WiiU. Vamos esperar que essa arrongância passe senão o nome do console deixará de ser We and U e passará a representar a ambulância que vai socorrer a Nintendo.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Press Conference Sony - Playstation Vita


A conferência de imprensa da Sony foi a mais bem humorada das 3 grandes. Começou com algumas piadas sobre a invasão da psn e Jack Tretton dizendo “de nada” aos jornalistas por ter movimentado as notícias no mês passado. Brincadeiras à parte o primeiro jogo mostrado foi um live demo de Uncharted 3 : Drake’s Deception,  tudo que se podia esperar de Uncharted estava presente : fugas desesperadas, Stealth e um ambiente fantástico. Me chamou atenção esta cena pois ela foi realizada em alto mar e a física estava bem realística.
Uncharted foi demonstrado em 3D, assim como a maioria dos jogos de ps3 mostrados do durante o evento, este tem lançamento previsto para novembro de 2011. Logo em seguida tivemos Resistance 3, também em um demo ao vivo em 3D, o jogo está graficamente superior como era de se esperar mas não percebi grandes inovações em questões de gameplay. Na minha opnião mostrar Resistance 3 serviu para introduzir as bombas que a empresa soltaria depois.
Resistance 3 possuirá suporte ao playstation move e 3D, a sony sabe que o dinheiro necessário para você utilizar as funcionalidades do Move e de uma tv 3D são caras. Portanto, a empresa mostrou seu comprometimento com seu público anunciando a playstation TV, um televisor de alta definição com suporte ao 3D . Este virá com 1 pacote completo do Move + Resistance 3 + 2 óculos 3D pela bagatela de 499 doláres, se considerarmos que os presentes extras que vem junto a TV custam 200 doláres a sony estará dando suporte ao 3D por 300 doláres(500 reais mais ou menos).

E o mais impressionante: não existe mais split screen para jogos multiplayer, esta tv 3d irá mostrar uma imagem diferente para cada player que estiver jogando, dependendo do lugar onde estiver sentado. Para mostrar que veio mesmo pesado na tecnologia 3D, a sony ainda anunciou Shadow of the Colossus + Ico remasterizados para ps3 com suporte a 3D e que os jogos de psp do God of War terão o mesmo tratamento.
Para finalizar a parte do ps3 uma sessão dedicada ao Move foi iniciada mostrando NBA 2K11 utilizando a tecnologia do Move para um controle mais intuitivo. Foi mostrado também o jogo Medieval Moves, um jogo de aventura com a mesma idéia de Zelda com controles de movimento. Porém a maior supresa para o Move foi que Bioshock Infinite daria suporte ao periférico sendo que à alguns meses atrás Kevin Levine havia dito categoricamente que controles de movimento não eram o foco da série. Kevin Levine também começou a aumentar a excitação em relação ao NGP dizendo que um jogo baseado no universo Bioshock seria lançado para o portátil.
Trailers de novos Sly Cooper e Starhawk foram mostrados e o foco mudou para o NGP - Em primeiro lugar se chamará Playstation Vita, terá tela sensível ao toque na frente e um painel também com a mesma funcionalidade atrás, gráficos quase no nível de um playstation 3, suporte à Wi-Fi e 3G, controles de movimento e câmera de vídeo. A sony foi direto ao ponto com um demo de Uncharted: Golden Abyss, mostrando como a tela de toque e os movimentos realizados com o Vita podem tornar o gameplay mais dinâmico. O render do jogo é incrível para uma plataforma portátil e a Sony inteligentemente deu um foco especial à isso mostrando a água e a luz do jogo.
sim isso são gráficos de um portátil

Em sequencia foram mostrados trailers de Little Big Planet Vita e Modnation Racers Vita, ambos fazem uso do controle de movimento e da sensibilidade ao toque para deixar o jogo mais dinâmico. No caso de Little Big Planet podemos utilizar a câmera do Vita para tirar fotos e criar texturas para serem utilizadas no modo de criação de níveis. Street Fighter X Tekken foi anunciado para o Vita com um personagem exclusivo : ninguém mais do que Cole Magrath da série Infamous.
Dava pra perceber na conferência que por mais que público estivesse excitado com as possibilidades do Vita , estávamos todos com um frio na barriga pois esta brincadeira estava parecendo extremamente cara. E ai a sony finalizou a especulação : 249,99 doláres para a versão sem 3G e 299,99 para a com 3G.O mesmo preço do 3DS.

O público foi a loucura e como disse um grande amigo ontem : “ todo ano eu imagino o miyamoto e o iwata vendo a press conference da sony e rindo, esse ano eles não estão rindo”. Para você ter uma noção do tamanho do baque, o Vita vai ser lançado no final de 2011 com o mesmo preço do falecido PSP GO !
O show da sony porém, não foi perfeito. Por que  Twisted Metal e The Last Guardian não estavam presentes ninguém sabe por que, acho que nem  mesmo a Sony. O foco no 3D foi bem pesado e as vezes até irritava, mas ao contrário do foco da microsoft no Kinect, ela não era uma funcionalidade obrigatória. O que a sony mostrou nessa conferência é que não vai mais aceitar o terceiro lugar na briga dos consoles e nem o segundo na briga dos portáteis, preparem-se pois os próximos anos serão bem interessantes.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Press Conference da Microsoft - Cobertura E3 2011

           
Diferentes empresas, os mesmos erros.
Hoje as 13:30 horário de brasília começou a E3 2011, a conferência da Microsoft foi marcada por uma falta de consistência incomum para a empresa,mas vamos ao que interessa. A conferência começou com um demo ao vivo de Call Of Duty : Modern Warfare 3, ponto positivo para a equipe de desenvolvimento pois apesar de parecer ser o mesmo velho e bom gameplay da série a cena apresentada ( uma missão subaquatica de infiltração em um submarino) deu novos ares a algo manjado.Uma ressalva porém, como é que no meio do maior evento de games do ano a Microsoft deixa acabar a bateria do controle é algo que este humilde blogueiro não consegue compreender.
Minha Stream não era das melhores mas os gráficos do jogo pareciam ligeiramente superiores ao de Black Ops e assim como no mesmo os primeiros DLC do jogo serão temporariamente exclusivos para os usuários do 360, a data de lançamento estipulada pela Activision é 8 de novembro de 2011.
Em seguida tivemos acesso aos demos ao vivo de Tomb Raider E Mass Effect 3, palmas para Lara Croft.Na minha opnião muitos elementos de gameplay foram inspirados por Uncharted e Assassins Creed e o jogo parece estar tão bom quanto estes, notávelmente a super visão ( uma eagle vision para resolver puzzles) e o ritmo do jogo a la Uncharted, o jogo será lançado no outono de 2012 nos EUA.
Mass Effect 3 surpreendeu muito as pessoas presentes na conferência, além do jogo estar visualmente incrível agora podemos controlar as escolhas do Commander Shepard através da voz utilizando o kinect. Outro fator incrível é dar ordems ao seu parceiro simplesmente falando e o kinect reconhecendo sua voz.
Tom Clancy’s Ghost Recon Future Soldier será totalmente compátivel com o Kinect e apresentou o fantástico modo Gunsmith. Neste modo do jogo você poderá customizar as armas peça por peça e os desenvolvedores garantiram MAIS DE 20 MILHÕES  de possíveis combinações. Você poderá também  simplesmente dizer ao kinect “ Optmize for Range” e o jogo sozinho irá montar aquela arma otimizada para longa distância.
A partir daqui começa a catástrofe merda cagada, a microsoft veio para essa press conference carregadissima de parceiros e jogos para o kinect com qualidade duvidosa, parece que à partir de agora tudo que for lançado para xbox 360 deve se integrar ao kinect mesmo que isso não faça o menor sentido e não haja a menor necessidade.
A empresa anunciou que o controle por voz do kinect esta pronto( sim aquele anunciado ano passado e mostrado esse ano novamente como se fosse novidade), o xbox 360 agora terá canal do youtube, Bing , televisão , UFC e fará café da manhã para você por comando de voz.
Foi anunciado um jogo de gladiadores chamado Ryse que parece ser uma boa aposta futura apesar de ter sido mostrado somente um trailer pré renderizado, Forza 4 com suporte ao kinect será lançado dia 11 de outubro e um novo Fable que apesar de ter um gameplay de magias interessante é um On Rails Shooter se você analisar o demo. Peter Monelith fazendo um On Rails Shooter, realmente essa dueu na alma.
Mas não se engane caro leitor ! esses foram os jogos bons anunciados para kinect . Star Wars kinect foi a coisa mais entediante que eu já vi em uma press conference, além do jogo possuir gráficos de ps2. A disney irá lançar uma série de MiniGames baseados em seus parques temáticos chamado Disneyland Adventures Kinect  e teremos Minecraft com suporte ao kinect
Boring
Não sei como o Halo Remasterizado não teve suporte para o Kinect e nem Gears of War 3, este foi a ponto alto da parte desastrosa da press conference. GOW 3 entrou em cena com uma música do Black Sabath e demo ao vivo foi feito por ninguem menos que Ice T ao lado de Cliff Blezinsky.
Foram anunciados também sequencias para Dance Central e Kinect Sports Resort, e vale ressaltar que todos os jogos apresentados para kinect eram dignos de um enorme Facepalm por vergonha alheia.
Agora o que eu acho de tudo isso é o seguinte : minha máquina do tempo funciona ! por que se não me engano ano passado era o ano do kinect e a microsoft veio mais firme com o aparelho esse ano do que ano passado. A M$ não aprendeu absolutamente nada com a conferência da E3 da Nintendo em 2008.
E3 não é lugar para mostrar wii music, e nem as suas novas parcerias com o ufc e nem muito menos um novo aplicativo de reconhecimento de dedo pelo kinect( por mais bacana que seja ). Os unicos games interessantes que a empresa mostrou não eram exclusivos nem produzidos internamente.
Cada vez mais a microsoft se mostra uma empresa sem franchises poderosas que diferenciem ela da concorrência, este halo remake pra mim é nada mais do que um sinal de desespero(halo não é um jogo tão antigo assim para merecer um remake ). E no final da apresentação ainda tem a cara de pau de mostrar um teaser trailer “ inesperado” para Halo 4, só existe Halo e Fable no vocabulário da microsoft ?
A microsoft esta cometendo o mesmo erro que a Nintendo cometeu 2 anos atrás com essa história de investir no mercado “ casual”. Estão se esquecendo de um detalhe muito importante: a pessoa que jogará Moder Warfare 3 esta pouco se lixando para ver o dedo dela brilhar ou brincar de realidade aumentada, além do fato que conferências de imprensa são para gamers e jornalistas. E o mais chocante é que um dos maiores Studios que poderia criar franchises para a empresa nem foi citado na press conference( por que nintendo ? por que você vendeu a Rare??)
A não ser que o Miyamoto vomite em cima da platéia, e a Sony queira cobrar 600 dolares por cada playstation vita , este ano a microsoft vai ficar com o a lanterna da E3

sábado, 4 de junho de 2011

countdown pra e3 2011

---------------------------------------------------> ali hahahah aguardem atualizações constantes próxima semana !!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Retro Station 1 - Final Fantasy VII



Final Fantasy VII foi durante anos a minha maior heresia, não tive um playstation 1 e durante anos negligenciei FF VII pois detesto jogar videogame em emulador,enquanto eu ouvia os gritos histéricos dos fanboys (e por consequência acabava sabendo 99% da história do jogo sem ao menos chegar perto de uma cópia do jogo) sempre me perguntava se o jogo era tudo isso. Foi então que a oportunidade de joga-lo surgiu pela psn ano passado, comprei,joguei e agora posso afirmar com todo a certeza que o jogo é todo isso que falam e um pouco mais.

FFVII surgiu em um momento divisor de águas para a história dos videogames, a nintendo tinha exclusividade sobre a série FF desde os tempos do NES e estava desenvolvendo um acessório para rodar cds no Super Nes em parceria com, adivinhem, a sony !. Devido a cabeça dura de um ex-presidente da Nintendo a empresa decidiu que o formato CD não iria vingar (uahuauhahuhauhauhuahuahua hilário) e interrompeu o projeto com a sony.

A Square – hoje Square Enix - já estava bem insatisfeita com a Nintendo, era desejo da empresa fazer jogos com CG´s impressionantes desde aquela época e a pouca memória interna do N64 não permitia tal feito (o que é uma mentira descarada, Resident Evil 2 da Capcom recebeu uma versão de N64 mas provavelmente os programadores da empresa gastaram mana programaram loucamente realizaram alguma mágica para expremer os vídeos no cartucho de N64). Resultado Final : quando a sony anunciou o playstation a square abandonou o projeto do FF que existia pra N64 e rachou definitivamente com a Nintendo.



Não mais com as limitações do cartucho do N64 a Square se esbaldou, FFVII tinha algumas das CG´s mais impressionantes da época e foi um dos primeiros jogos 3D. Sim se você olhar para o jogo hoje em dia ele é nada menos que tosco, mas para a época aquilo era a primazia dos gráficos 3D. E não era só a beleza que espantava, o aspecto técnico também era fantástico, o world map do jogo era imenso e tudo aquilo estava sendo renderizado ao mesmo tempo.

A série sempre foi famosa por contar histórias interessantes, mas final fantasy VII elevou isto a outro nível de emoção. Depois de Bioshock a industria de games começou a discutir muito se games eram uma mídia ideal para contar histórias involventes e profundas, FFVII já fazia isso cerca de 10 anos antes de Bioshock ser lançado. Algumas cenas do jogo são tão envolventes que marcaram uma geração( quem não se lembra da morte da Aeris ?)

Isso sem falar da Trilha Sonora fantástica do mestre Nobou Uematsu, uma das preferidas da série, foi remasterizada n vezes nas mais diversas formas . Isso tudo foi essencial para a fama da série, mas o amor que os fãs tem vem de outros fatores:



1) O sistema de batalhas Active Time Battle que vem desde o FFIV foi mantido e mellhorado
2) O jogo permitia equipar magias, Summons e abilidades inatas nas próprias armas dos personagens criando combinações de equipes quase infinitas
3) O jogo possuia centenas de Materia´s, que nada mais eram do que as magias que você deveria obter como item e então equipar em sua arma para poder usa-la
4) A quantidade de Summons e Summons secretos era enormes
5)Golpes Especiais chamados Limit Breaks foram introduzidos pela primeira vez na série
6) Grande numero de Bosses extras e desafios complementares
7) Armas secretas e Variadas
8) Mundo Gigantesco e Minigames
9) Sephiroth

Sim Sephiroth, eu sou um blogeiro imparcial e não é o intuito ( pelo menos por enquanto ) causar polêmica se o cara é um bom vilão ou não. Mas fatos são fatos, o cara foi eleito o vilão mais famoso do Japão.

FFVII inspirou um filme em CG, bonecos, soundtracks, perfumes e todo tipo de quinquilharia que você possa imaginar, atualmente é a maior vaca leiteira fonte de renda da square-enix : foram lançados 1 jogo de psp, 1 de ps2 e 1 de celular contando histórias secundárias do universo de FFVII e um remake em HD vem sido solicitado pelos fâs já a milênios, e com a crise financeira que a square se enfiou vocês podem ter certeza que esse projeto seria uma boa opção para desafogar as contas.




Bom esse foi o Retro Station 1, uma sessão na qual irei comentar de jogos antigos e clássicos mas não irei propriamente analisa-los como em um review, se gostaram comentem e deem sugestões para o próximo Retro Station 

sábado, 21 de maio de 2011

E3 2011” ou o “Momento anual em que minha vida pára” (e mais 2 assuntos menores)



Estamos chegando àquele momento do ano novamente: Maio – o mês das trevas, quando praticamente não há notícias relevantes sobre games - está acabando e as longas duas semanas pré-E3 (onde a especulação desenfreada reina) estão chegando. Todo ano em junho a minha vida é interrompida. Nunca xingo tanto o serviço brasileiro de internet quanto nos 3 dias da E3, nos quais quero ver as conferências de imprensa da Nintendo,Sony e Microsoft.
            Para aqueles que não sabem, E3 significa Eletronic Entertainment Expo. Nessa feira, realizada anualmente na cidade de Los Angeles, a maioria das grande novidades do mundo dos games é apresentada tanto pelas 3 grandes empresas quanto pelas principais distribuidoras. Ou seja,  é o momento em que começa toda propaganda de marketing para determinado game ou plataforma.
            Diga-se de passagem, a E3 é um dos grandes motivos de eu ter criado esse blog, pois o evento é fechado ao público geral, limitando a entrada à imprensa, aos desenvolvedores e às distribuidoras. Quem sabe um dia eu consigo dizer que este blog é um órgão de imprensa e descole uma autorização de entrada no evento =D.
            Enquanto isto não acontece, irei cobrir as 3 conferências de imprensa principais e resumirei seus pontos altos e baixos nos dias em que elas tiverem acontecendo. Já adianto que teremos grandes notícias sobre o projeto café da Nintendo e o NGP da Sony, mas o que poderia realmente abalar as estruturas é se a microsoft viesse com um console portáril para o show (pois convenhamos, o xbox360 perdeu bastante momentum desde o começo do ano).

            Mudando um pouco de assunto, este final de semana aconteceu o primeiro torneio nacional americano de Mortal Kombat 9, que foi transmitido por live stream pela internet (e por sinal, palmas para a equipe do livestream pois estava de excelente qualidade). Podemos perceber que pouco tempo depois do lançamento já temos jogadores de nível profissional. Os personagens que dominaram o campeonato foram Kung Lao,Raiden,Cirax e Ermac.
            O campeão foi Justin Wong, que por mera coincidência também é campeão americano de Street Fighter IV e de Marvel Vs Capcom 3 (é...ele é ruim assim mesmo ). O cara levou nada menos que 10.000 doláres para casa, além dos inumeros aplausos para seu Kung Lao extremamente matador.
            Por fim, a pedido de um amigo meu, vou falar sobre a situação atual da série BomberMan: BomberMan perdeu seu emprego como administrador de bombas e está trabalhando como segurança infantil na cidade de Rapture, segue ultima imagem conhecida de bomberman.

À seguir : inauguração da retro station ! uma sessão dedicada a jogos antigos e por que eles são clássicos !

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Polêmica da psn


A  maioria dos usuários do ps3 está merecendo esse post. Hoje faz 25 dias que a playstation network esta fora do ar devido a um ataque arquitetado nos mínimos detalhes com o objetivo de roubar informações sobre seus usuários. Foram roubados nomes, sobrenomes,  endereços, logins, senhas e informações sobre os cartões de crédito de 10 milhões de usuários.

O fato é que isso não seria um problema tão grande se a sony tivesse aberto o jogo assim que foi detectada a invasão. Na era digital não é incomum um serviço ser hackeado (muito pelo contrário, ontem mesmo invadiram alguns sites da square-enix), porém foi irresponsável e antiético a empresa avisar o fato depois de 1 SEMANA de ele ter ocorrido.

Do meu ponto de vista, essa falta de clareza é obvia: como não se tinha noção do tamanho da invasão e/ou  se ela pudesse ser “ mandada pra debaixo do tapete”, a empresa não iria comentar a respeito. A sony já teve bastante propaganda negativa com o caso Geohotz, ela definitivamente não precisava de mais uma bomba, porém quando perceberam que a invasão não poderia ser abafada, eles desligaram a psn e então avisaram os usuários que suas contas haviam sido comprometidas.

Muitos boatos circularam a internet  sobre o que teria acontecido para uma invasão de tamanho porte ocorrer. Conversando com alguns amigos, percebi que a segurança da psn era mesmo bem porca falha, (sites de hackers brincavam sobre isso meses antes da invasão), a única coisa necessária foi juntar um time competente e atacar. Ontem mesmo no site ign.com li uma notícia onde hackers especialistas diziam que era possível acessar arquivos importantes da psn pelo seu browser comum .



O caso foi tão grave que Kazuo Hirai (administrador da divisão Playstation, na sony)  inclinou a cabeça perante a imprensa durante 7 segundos (um gesto de humildade extremamente significante para o povo japonês). O que na minha opnião foi o mais grave é que,  mesmo depois  da vaca ir pro brejo de ter sido descoberto o tamanho da desgraça, a sony ainda tentou encobrir o caso falando que provavelmente os cartões de crédito não tinham sido comprometidos e a rede voltaria a funcionar em uma semana no máximo.

Quase 1 mês depois, hoje domingo 15 de maio, temos um anuncio de que provavelmente a psn voltará hoje ou amanhã (os usuários do ps3 já foram solicitados para baixarem uma nova atualização de Firmware). Mas uma questão ainda fica no ar: o que a sony vai dar para os 50 milhões  de donos de ps3 que ficaram 1 mês sem poder jogar seus jogos favoritos online?
~
Para aqueles que assinam serviços da sony como a psn+ e os jogos online como o Dc Universe Online, a sony irá oferecer até 3 meses grátis desses serviços devido a queda da psn. E para você, humilde cidadão que somente gostava de jogar o seu Marvel Vs Capcom 3 online, (leia-se EU), a sony prometeu (quando a psn estava fora do ar somente há uma semana) que iria dar 1 mês de psn+ grátis para todos assim como alguns jogos grátis. Mas podemos esperar um tempo maior de psn+ devido ao fato que ficamos mais tempo sem poder jogar.



A conclusão que levo de tudo isso é a que eu já tinha antes dessa balaio de gato  confusão toda:  estamos na era digital, não temos como NÃO comprar coisas na internet certo? Mas pra quê, em santa ignorância, deixar seus dados de cartão armazenados? Isso é uma atitude insana pois, por melhor que seja a segurança de uma rede, ela é passível de invasão se alocados os recursos e pessoas corretas.

Para aqueles que ainda pretendem comprar coisas na psn, vai aqui uma dica: www.maximuscards.com, eles cobram um pouco mais caro, mas mandam o código diretamente no seu e-mail e você credita ele na psn sem precisar ficar dependendo da segurança porca da Sony.

P.S. 20 dias pra E3 2011 !!!

terça-feira, 10 de maio de 2011

Review Dead Space 2 e Lembrete

Em primeiro lugar o lembrete: em maio teremos o final de semana do jogo justo, dias 21 22 e 23 se não me engano! Como da outra vez teremos alguns jogos a 99 reais porém não foram anunciados quais serão por enquanto. Vamos torcer por MK9 =D agora o review abaixo!


                                  “Cross my heart and hope to die, stick a needle in your eye”
Talvez não tenha citado no blog ainda, mas Survival Horror é o meu gênero preferido de jogo, Na minha opinião nenhum tipo de game tamanho nível de interação com os sentimentos do player quanto este Gênero. O problema de ser fã desse tipo de jogo é que não existem muitos que são verdadeiramente Survival Horrors, e os poucos bons que existiam se depravaram em jogos de ação que apelam mais ao público geral (Resident Evil, eu estou falando de vc ).
Quando Dead Space foi anunciado pela EA como parte de seu projeto para diversificar sua linha de jogos, os fãs de Survival Horror estavam praticamente orfãos. Por padrão nenhum ser humano gosta de sentir medo, desespero e tensão, mas por ser um jogo de videogame em um ambiente controlado, esta tensão passa a ser agrádavel. Quando falamos de Dead Space essa tensão é praticamente contínua.

O jogo começa 3 anos após o primeiro jogo, e para evitar spoilers desnecessários, Isaac Clarke escapa da Ishimura e é resgatado por uma equipe e levado à uma côlonia espacial. Ao acordar Isaac descobre que a colônia se tornou a Ishimura 2.0 e seus amigos Necromorphs estão de volta assim como sua namorada morta que aparece em alucinações durante o jogo.
Dead Space 2 utiliza o mesmo estilo do primeiro, a câmera é em terceira pessoa (colocada atrás do personagem) e os menus para administração de itens não interrompem o jogo, ou seja: é melhor você arranjar um canto escuro antes de resolver mexer nos seus itens. Como no primeiro jogo, Isaac pode escolher 4 dentre várias armas que podem ser compradas nas estações de venda, muitas são repetições do primeiro jogo porém o novo arsenal é fantástico e inclui um lança granadas e um lançador de arpão que eletrecuta os inimigos. Se levarmos em conta que cada arma tem o tiro principal e o secundário, teremos uma ampla gama de possibilidades.
Como no primeiro jogo o principal fator das batalhas é o strategic dismemberment, que literalmente significa desmembrar seus inimigos durante a batalha para, por exemplo, atrasá-los ou arrancar deles sua principal arma de ataque. Junto com isso podemos citar o poder de Isaac de congelar os inimigos no tempo que torna a batalha bem dinâmica, porém com certo cuidado pois esse poder é limitado.

Dead Space é um jogo tenso (no significado literal da palavra), e em muitos momentos você estará sem vida e sem bala andando lentamente por um corredor escuro somente para ser surpreendido por um barulho qualquer que pode ou não ser um inimigo. A equipe da Visceral fez um trabalho fantástico com o design dos ambientes. luzes e sombras, absolutamente tudo nesse jogo, constrói um efeito de que Clarke esta sozinho e abandonado no meio do espaço.
Isso sem falar nas alucinações que são tão inesperadas e bem construídas que te fazem pular do sofá. Toda cena e cenário teve como intuito aumentar o medo e a tensão do jogador. Porém,  dead space 2 se diferencia de seu antecessor em um quesito muito importante: a ação. O jogo possui cenas que são mais voltadas a ação sim (este era um dos medos dos fãs nos anuncios do jogo), mas ao contrário de RE5 ele não falha miseravelmente em prover outro tipo de tensão com isso. As cenas de ação de DS2 são desesperadoras pois a horda de inimigos que vem em sua direção é rápida e poderosa.
Se considerarmos ainda o combate melee aprimorado, dead space 2 mostra um significativo avanço em relação a seu antecessor porém, não livre de falhas. A maior delas, que percebi,  foi na reutilização dos cenarios da nave ishimura em um capitulo do jogo, por mais que seja nostalgico retornar ao local do primeiro jogo isso foi claramente uma economia de recursos. Outro ponto negativo é a história ser fraca e confusa em relação à do primeiro, que era coesa e cheia de reviravoltas.

Os novos inimigos, que fora criados para auxiliar nessa parte mais action do jogo, fazem jus ao desespero que devem causar. Em uma determinada parte do jogo você enfrenta alguns velociraptors necromorphs que são extremamente velozes e mortais.
Dead Space 2 é definitivamente um passo na direção certa para a franquia, sinto uma certa pena de Isaac Clarke pois esta definitivamente não é a ultima vez que este passará por um apocalipse zumbi. Por mais que não seja tão inovador quanto o primeiro jogo, DS2 é um jogo imperdível.
ps: O modo online do jogo foi jogado e na minha opnião não merece atenção, simplesmente não o achei divertido o suficiente para gastar meu pouco tempo nele

Ficha Técnica:
Nome: Dead Space 2
Desenvolvedora: Visceral Studius
Produtora: EA Games
Estilo : Surviva-Horror
Lançamento : fevereiro de 2011
Plataforma: Xbox 360, PS3, e PC                     
Nota: 9,0

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Wii 2 ? Sonic Generations ? Mortal Kombat roubado !? Sessão WTF do mês

project Cafe....wait wut Oo?(foto meramente expeculativa)

Era inevitável, cedo ou tarde iríamos ter que começar a falar da nova geração de videogames. Esse ano marca o 5º ano de vida da maioria das plataformas dessa geração (e o 6º do Xbox360!!). E para aqueles que não acompanham a indústria com tanta intensidade quanto eu, vale lembrar que, 6 anos em média é a vida útil de uma plataforma de videogame.
                Em geral a mídia (e eu também) achava que talvez essa geração fosse durar um pouco mais. Continuo achando que o xbox 720 e o playstation 4 serão anunciados somente na E3 do ano que vem , mas o mesmo não pode ser dito do baixinho branco da Nintendo.
                Antes que o Nintendistas de plantão me mandem cartas com antrax vamos aos fatos: o Wii dominou essa geração em número de consoles vendidos, a Nintendo captalizou em cima e trouxe novos players ao mercado, e para aqueles que pensam em obter  um console, agora saibam que ele dispôe de uma linha excelente de jogos.
                A Nintendo nunca disse que criou o Wii para durar 10 anos (como a Sony e a Microsoft) por isso, é mais do que natural que a boataria à cerca da E3 - que acontecerá dentro de 2 meses! - seja escandalosa. Minha opinião: a maioria dos boatos deve ser verdadeiro e os motivos seguem abaixo:
1)      Observe a linha de lançamentos para abril maio e junho do Wii ( dica: Ela praticamente não existe);
2)      O wii perdeu tanto Momentum no mercado, que a Nintendo foi obrigada a cortar o preço novamente para 170 doláres;
3)      As vendas no mundo inteiro vem caindo progressivamente desde o lançamento de outros controles de movimento;
4)      O 3DS (que já é um console lançado fora de hora) não foi o sucesso avassalador que se esperava.
O porquê disso tudo não vem ao caso, mas como podemos perceber, é um bom momento para o anúncio de uma nova plataforma. Pegando a minha bola de cristal, minhas previsões são: gráficos melhores do que ps3 e 360, um novo tipo de interação com um novo controle, e Jesus permita que tenha um melhor online do que o atual. Falar mais do que isso no momento seria especular demais, mas tenham a certeza que o novo wii está vindo (tem gente falando que o novo controle vai ter uma tela de lcd o.O ).

Mudando levemente de assunto, a sega anunciou Sonic Generations, uma idéia interessante de game design (apesar de não ser muito inovadora). Em Generations você poderá jogar tanto como classic Sonic ou Modern Sonic. A diferença é que, com o classic Sonic, os cenários serão o tradicional Side Scroller, e com o Modern será o estilo 3d da série Sonic Adventure.
O que eu achei mais interessante é que o jogo parece estar muito bem feito, e que o design das fases é feito para que ela se encaixe tanto no fake 2d quanto no 3d, o primeiro trailer do jogo está abaixo, felizmente em 1 mês saberemos mais sobre ele.
Por fim uma notícia triste, com tantas iniciativas bacanas no Brasil para levar a indústria de games pra frente, para trazer desenvolvedores e publishers para o brasil, um filha da p*** me vêm e rouba o novo mortal Kombat da fábrica na zona franca de Manaus. Depois de todo o esforço para levarem o nosso país a sério é por causa de atitudes como essa que eu sou a favor da frase: O problema do Brasil é o Brasileiro.
E além de tudo o bacana se acha o traficante malandrão:
triste pra dizer o minimo.
para fãs de jogos de luta, um podcast fantástico de amigos meus !