terça-feira, 10 de maio de 2011

Review Dead Space 2 e Lembrete

Em primeiro lugar o lembrete: em maio teremos o final de semana do jogo justo, dias 21 22 e 23 se não me engano! Como da outra vez teremos alguns jogos a 99 reais porém não foram anunciados quais serão por enquanto. Vamos torcer por MK9 =D agora o review abaixo!


                                  “Cross my heart and hope to die, stick a needle in your eye”
Talvez não tenha citado no blog ainda, mas Survival Horror é o meu gênero preferido de jogo, Na minha opinião nenhum tipo de game tamanho nível de interação com os sentimentos do player quanto este Gênero. O problema de ser fã desse tipo de jogo é que não existem muitos que são verdadeiramente Survival Horrors, e os poucos bons que existiam se depravaram em jogos de ação que apelam mais ao público geral (Resident Evil, eu estou falando de vc ).
Quando Dead Space foi anunciado pela EA como parte de seu projeto para diversificar sua linha de jogos, os fãs de Survival Horror estavam praticamente orfãos. Por padrão nenhum ser humano gosta de sentir medo, desespero e tensão, mas por ser um jogo de videogame em um ambiente controlado, esta tensão passa a ser agrádavel. Quando falamos de Dead Space essa tensão é praticamente contínua.

O jogo começa 3 anos após o primeiro jogo, e para evitar spoilers desnecessários, Isaac Clarke escapa da Ishimura e é resgatado por uma equipe e levado à uma côlonia espacial. Ao acordar Isaac descobre que a colônia se tornou a Ishimura 2.0 e seus amigos Necromorphs estão de volta assim como sua namorada morta que aparece em alucinações durante o jogo.
Dead Space 2 utiliza o mesmo estilo do primeiro, a câmera é em terceira pessoa (colocada atrás do personagem) e os menus para administração de itens não interrompem o jogo, ou seja: é melhor você arranjar um canto escuro antes de resolver mexer nos seus itens. Como no primeiro jogo, Isaac pode escolher 4 dentre várias armas que podem ser compradas nas estações de venda, muitas são repetições do primeiro jogo porém o novo arsenal é fantástico e inclui um lança granadas e um lançador de arpão que eletrecuta os inimigos. Se levarmos em conta que cada arma tem o tiro principal e o secundário, teremos uma ampla gama de possibilidades.
Como no primeiro jogo o principal fator das batalhas é o strategic dismemberment, que literalmente significa desmembrar seus inimigos durante a batalha para, por exemplo, atrasá-los ou arrancar deles sua principal arma de ataque. Junto com isso podemos citar o poder de Isaac de congelar os inimigos no tempo que torna a batalha bem dinâmica, porém com certo cuidado pois esse poder é limitado.

Dead Space é um jogo tenso (no significado literal da palavra), e em muitos momentos você estará sem vida e sem bala andando lentamente por um corredor escuro somente para ser surpreendido por um barulho qualquer que pode ou não ser um inimigo. A equipe da Visceral fez um trabalho fantástico com o design dos ambientes. luzes e sombras, absolutamente tudo nesse jogo, constrói um efeito de que Clarke esta sozinho e abandonado no meio do espaço.
Isso sem falar nas alucinações que são tão inesperadas e bem construídas que te fazem pular do sofá. Toda cena e cenário teve como intuito aumentar o medo e a tensão do jogador. Porém,  dead space 2 se diferencia de seu antecessor em um quesito muito importante: a ação. O jogo possui cenas que são mais voltadas a ação sim (este era um dos medos dos fãs nos anuncios do jogo), mas ao contrário de RE5 ele não falha miseravelmente em prover outro tipo de tensão com isso. As cenas de ação de DS2 são desesperadoras pois a horda de inimigos que vem em sua direção é rápida e poderosa.
Se considerarmos ainda o combate melee aprimorado, dead space 2 mostra um significativo avanço em relação a seu antecessor porém, não livre de falhas. A maior delas, que percebi,  foi na reutilização dos cenarios da nave ishimura em um capitulo do jogo, por mais que seja nostalgico retornar ao local do primeiro jogo isso foi claramente uma economia de recursos. Outro ponto negativo é a história ser fraca e confusa em relação à do primeiro, que era coesa e cheia de reviravoltas.

Os novos inimigos, que fora criados para auxiliar nessa parte mais action do jogo, fazem jus ao desespero que devem causar. Em uma determinada parte do jogo você enfrenta alguns velociraptors necromorphs que são extremamente velozes e mortais.
Dead Space 2 é definitivamente um passo na direção certa para a franquia, sinto uma certa pena de Isaac Clarke pois esta definitivamente não é a ultima vez que este passará por um apocalipse zumbi. Por mais que não seja tão inovador quanto o primeiro jogo, DS2 é um jogo imperdível.
ps: O modo online do jogo foi jogado e na minha opnião não merece atenção, simplesmente não o achei divertido o suficiente para gastar meu pouco tempo nele

Ficha Técnica:
Nome: Dead Space 2
Desenvolvedora: Visceral Studius
Produtora: EA Games
Estilo : Surviva-Horror
Lançamento : fevereiro de 2011
Plataforma: Xbox 360, PS3, e PC                     
Nota: 9,0

1 comentário: