Final Fantasy VII foi durante anos a minha maior heresia, não tive um playstation 1 e durante anos negligenciei FF VII pois detesto jogar videogame em emulador,enquanto eu ouvia os gritos histéricos dos fanboys (e por consequência acabava sabendo 99% da história do jogo sem ao menos chegar perto de uma cópia do jogo) sempre me perguntava se o jogo era tudo isso. Foi então que a oportunidade de joga-lo surgiu pela psn ano passado, comprei,joguei e agora posso afirmar com todo a certeza que o jogo é todo isso que falam e um pouco mais.
FFVII surgiu em um momento divisor de águas para a história dos videogames, a nintendo tinha exclusividade sobre a série FF desde os tempos do NES e estava desenvolvendo um acessório para rodar cds no Super Nes em parceria com, adivinhem, a sony !. Devido a cabeça dura de um ex-presidente da Nintendo a empresa decidiu que o formato CD não iria vingar (uahuauhahuhauhauhuahuahua hilário) e interrompeu o projeto com a sony.
A Square – hoje Square Enix - já estava bem insatisfeita com a Nintendo, era desejo da empresa fazer jogos com CG´s impressionantes desde aquela época e a pouca memória interna do N64 não permitia tal feito (o que é uma mentira descarada, Resident Evil 2 da Capcom recebeu uma versão de N64 mas provavelmente os programadores da empresa gastaram mana programaram loucamente realizaram alguma mágica para expremer os vídeos no cartucho de N64). Resultado Final : quando a sony anunciou o playstation a square abandonou o projeto do FF que existia pra N64 e rachou definitivamente com a Nintendo.
Não mais com as limitações do cartucho do N64 a Square se esbaldou, FFVII tinha algumas das CG´s mais impressionantes da época e foi um dos primeiros jogos 3D. Sim se você olhar para o jogo hoje em dia ele é nada menos que tosco, mas para a época aquilo era a primazia dos gráficos 3D. E não era só a beleza que espantava, o aspecto técnico também era fantástico, o world map do jogo era imenso e tudo aquilo estava sendo renderizado ao mesmo tempo.
A série sempre foi famosa por contar histórias interessantes, mas final fantasy VII elevou isto a outro nível de emoção. Depois de Bioshock a industria de games começou a discutir muito se games eram uma mídia ideal para contar histórias involventes e profundas, FFVII já fazia isso cerca de 10 anos antes de Bioshock ser lançado. Algumas cenas do jogo são tão envolventes que marcaram uma geração( quem não se lembra da morte da Aeris ?)
Isso sem falar da Trilha Sonora fantástica do mestre Nobou Uematsu, uma das preferidas da série, foi remasterizada n vezes nas mais diversas formas . Isso tudo foi essencial para a fama da série, mas o amor que os fãs tem vem de outros fatores:
1) O sistema de batalhas Active Time Battle que vem desde o FFIV foi mantido e mellhorado
2) O jogo permitia equipar magias, Summons e abilidades inatas nas próprias armas dos personagens criando combinações de equipes quase infinitas
3) O jogo possuia centenas de Materia´s, que nada mais eram do que as magias que você deveria obter como item e então equipar em sua arma para poder usa-la
4) A quantidade de Summons e Summons secretos era enormes
5)Golpes Especiais chamados Limit Breaks foram introduzidos pela primeira vez na série
6) Grande numero de Bosses extras e desafios complementares
7) Armas secretas e Variadas
8) Mundo Gigantesco e Minigames
9) Sephiroth
Sim Sephiroth, eu sou um blogeiro imparcial e não é o intuito ( pelo menos por enquanto ) causar polêmica se o cara é um bom vilão ou não. Mas fatos são fatos, o cara foi eleito o vilão mais famoso do Japão.
FFVII inspirou um filme em CG, bonecos, soundtracks, perfumes e todo tipo de quinquilharia que você possa imaginar, atualmente é a maior vaca leiteira fonte de renda da square-enix : foram lançados 1 jogo de psp, 1 de ps2 e 1 de celular contando histórias secundárias do universo de FFVII e um remake em HD vem sido solicitado pelos fâs já a milênios, e com a crise financeira que a square se enfiou vocês podem ter certeza que esse projeto seria uma boa opção para desafogar as contas.
Bom esse foi o Retro Station 1, uma sessão na qual irei comentar de jogos antigos e clássicos mas não irei propriamente analisa-los como em um review, se gostaram comentem e deem sugestões para o próximo Retro Station