segunda-feira, 14 de março de 2011

O fantasma da Apple

Na Game Developers Conference desse ano a Nintendo apresentou uma palestra para divulgar os novos jogos e diretrizes da empresa para o lançamento do 3DS, e tratar o estado da indústria de games como um todo. O tópico principal da palestra foi defender o modelo de negócio da Nintendo, tendo em vista a explosão de plataformas sociais como o facebook e o modelo de jogos descartáveis da Apple Store.
Satoru Iwata - presidente da nintendo do Japão - foi muito criticado por essa palestra, a maioria dos analistas da industria disse que Iwata não entendia do que estava falando, mas mesmo discordando de alguns aspectos, eu consigo compreender o que o motivou a apresentar as coisas da maneira como ele o fez.
O primeiro ponto discutido era que o modelo da apple store, com jogos muito baratos, alguns chegando a custar 99 centavos, iria destruir financeira e produtivamente desenvolvedores de jogos e a industria em geral. Desenvolvedores, como um todo, deveriam proteger e não desvalorizar seus produtos. O que a nintendo realmente tem medo é de que o iphone, ipad e itouch roubem o mercado do nintendo DS/3DS com seus preços baixos, afinal você prefere gastar 2 ou 40 dólares em um jogo?

Concordo que existem jogos na apple store subvalorizados (Angry Birds deveria valer no mínimo uns 10 dólares), e isso realmente machuca desenvolvedores que tem o mesmo nível de qualidade e cobram uma quantia maior por seus jogos, mas eu acho que o grande pavor da nintendo não vai tao além.
Na ultima geração, a Nintendo investiu pesado em jogos simples: a linha wii  - sports, play, music, party, nintendogs e assim em diante. A empresa percebeu que poderia atrair um publico não-gamer para os videogames; esse publico era menos exigente e se preocupava muito mais com coisas rápidas e divertidas do que com grandes épicos, mais com interação do que com gráficos poderosos, e assim a empresa fez milhões.
O grande problema é quem vai comprar “new new super mario bros 3DS” (que seria um jogo reciclado de um jogo reciclado) se a apple tiver atraído todo o mercado não gamer para um aparelho que além de ser um videogame é um telefone, custa praticamente o mesmo preço e tem jogos com quase a mesma qualidade custando MUITO mais barato.
O NGP também não escapa do Efeito Apple

Não estou dizendo que a Nintendo está perdida (como o idiota desinformado do Michael Patcher fez), mas esse suposto crescimento dela na última geração é muito ilusório, este mercado não-gamer pode mudar de barco rapidamente e a empresa pode não estar preparada para isso. O público gamer que migrou para a microsoft e/ou a sony não irá engulir um new super mario bros wii e ficar satisfeito com isso
Reggie Fills Amie, presidente da nintendo nos EUA, chegou a citar em publico que considerava Angry Birds desvalorizado, o fantasma da apple realmente assombra a casa do Mario, talvez tenha chegado o momento em que todo o modelo de negócio dos portateis esteja mudando, e para a Nintendo se manter competitiva, vai ser necessário agregar mais valor à sua mercadoria ou os jogos descartáveis irão dominar

Revisor de Texto: Fernando Mantovani

ps: em breve irei adicionar parcerias com outros blogs =)

4 comentários:

  1. Fantastique! Hehe Demais meu caro amigo! Concordo plenamente, o momento do mercado é outro, infelizmente o pessoal pensa mais em economizar (ouvi alguém dizer, piratas?!) do que gastar o salário inteiro (ouvi alguém dizer, Play3!? XD) em jogos! É a vida e os videogames mudando, aliás, como sempre, só que desta vez a nintendo, não saiu na frente... e agora josé?!

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  2. Ah, na frase "grande pavor da nintendo não vai tao além." faltou o "tão" =D

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  3. Mto bom galeris!! ficou mto legal msm ^^

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