A E3 2011 terminou ontem. durante 4 dias nos foram apresentados as novas tendências e os jogos que irão dominar o ano até a próxima E3. Mas ai que fica a pergunta, quem ganhou o show ? Infelizmente, neste ano a resposta correta não é nem a Sony ,nem a Nintendo e nem a Microsoft. Quem ganhou a E3 2011 foram as publishers.
Foram elas que mostraram as maiores novidades no show desse ano. Jogos como Mass Effect 3, Eldes Scroll 5, Tomb Raider, Bioshock Infinite, Battlefield 3, Dark Souls, Street Fighter X Tekken dominaram o show no lugar dos consoles e jogos exclusivos das 3 maiores empresas de games do mundo.
Mas como a análise das press conferences é sempre feita entre as 3, minha opnião é que a sony levou esse ano. Provavelmente a imprensa especializada dará o show para a Nintendo novamente como no ano passado mas, como apresentado nos últimos posts, a falta de clareza da empresa com o WiiU estragou sua apresentação na minha opnião. Se você não acredita em opiniões, acredite em números: as ações da Nintendo na bolsa de valores Japonesa cairam 5 % e 4% nos dias que seguiram o anuncio do WiiU.
Bioshock Infinite cada vez que é mostrado surpreende mais. |
O show da microsoft foi inconsistente e ausente de novidades, dava pra perceber pela reação da platéia que ninguém estava gostando muito do apresentado. O foco no kinect não convenceu, quem vai comprar um kinect se as funções apresentadas pela microsoft são praticamente as mesmas do Wii porém sem um controle? A Empresa falhou em empolgar.
A sony teve o show mais consistente de todos. Apesar de também ter falhado um pouco nas novidades como a microsoft, o anúncio do preço do PS Vita (essa E3 vai ser marcada pela péssima escolhas de nomes) empolgou em muito pois agora não sabemos como o mercado de portáteis irá se comportar. Pense comigo: o 3DS falhou em obter uma grande base de consumidores enquanto ele era solitário no mercado e um novo portátil com capacidade gráfica muito superior irá ser lançado com exatamente o mesmo preço, qual será a escolha dos consumidores ? O 3D sem óculos da Nintendo ou os gráficos em HD da Sony ?
Quem vai sair ganhando com essa história é o consumidor, quanto mais o 3DS e o Vita se degladiarem mais jogos de alta qualidade teremos para jogar, indepente de qual console você escolha. Como uma observação final. Gostaria de dizer que fiquei um pouco preocupado com a situação atual das empresas japonesas: Capcom mostou uma gama de jogos para vários consoles mas não mostrou nenhuma novidade (inclusive o inevitável Super Marvel Vs Capcom 3 que era dito como certeza), a Konami não mostrou nada além de remakes e ports, a Square-Enix mostrou games da Eidos e o Final Fantasy XIII-2.
The Last Guardian da sony, Metal Gear Solid Rising da Konami,Final Fantasy Versus XIII e Type 0( jogos que foram anunciados a 5 anos !!!!) da Square Enix, Valkyria Chronicles 3 da Sega e The Last Story da Nintendo nem foram citados em forma de trailer ou entrevistas coletivas. Nos casos dos jogos de psp(valkyria e type 0) infelizmente isso pode ser um sinal de que eles nunca venham a ser lançados nos EUA, quanto aos outros jogos a ausência de The Last Story é particularmente estranha já que a Nintendo tem um único jogo grande programado para daqui até o lançamento do WiiU, The Legend of Zelda : Skyward Sword.