Em primeiro lugar devo me desculpar, esse jogo tem tomado praticamente todo o meu tempo livre e não tenho tido tempo de atualizar este blog. Prometo jogar menos e escrever mais daqui para frente! Em segundo lugar, devo ressaltar que isso não é um Review propriamente dito mas sim um resumo das experiências que eu obtive com o jogo até agora. O porquê disso é simples: considero jogos de luta algo extremamente complexo para se avaliar, não é uma tarefa simples como finalizar e analisar gameplay, cenário, musica, bugs etc. Fighting Games envolvem coisas como equilibrio entre os personagens, análise de combos, e no caso de marvel vs capcom, os inúmeros times que podem ser formados.
Como esse ultimos itens demoram muito tempo (e partidas) para analisar, por hora irei escrever algumas impressões. A primeira é que, comparado aos ultimos jogos, o gameplay foi simplificado e organizado em muitos aspectos: existem 4 botões de ataque: ataques fracos, médios, fortes e um botão de ataque especial; 2 botões para trocar de personagem e chama-los para assistência no meio de batalhas e atalhos para soltar especial.
Percebe-se que a Capcom se esforçou bastante para que o jogo fosse acessível para os fãs de jogo de luta assim como os iniciantes até no modo Arcade (o boss final não é mais um aborto da natureza invencível e imortal), e como se não bastasse todas essas facilidades, adicionou um modo de controle “easy” que faz com que um combo gigante seja realizado com um só botão.
A super cabeçada da justiça é uma das coisas menos tensas que o hulk faz |
Agora as “criticas “: balanceamento de personagens é algo que à primeira vista foi jogado no lixo pelos desenvolvedores, a quantidade de personagens com projéteis fortes e rápidos é absurda e as partidas online em boa parte se tornaram uma competição de quem tem o maior cacete projétil mais forte. Vocês não imaginam o que é tentar aprender a dar combos e obter estrátégias quando se está enfrentando um pivete de 15 anos jogador com um Sentinel Spammer.
Disse a primeira vista porque eu pensava isso quando eu era noob pra car****, eu jogava com um time Cap America/ Amaterasu / Super Skrull e apesar dos 3 personagens serem muito bons em combos meu time tinha 2 falhas graves: ninguém ali aguentava porrada e ninguem ali tinha um projétil rápido. O ponto mais importante de MVC3 é de fato a montagem dos times, você pode fazer um time com os personagens mais fortes do mundo, se eles não trabalharem bem entre si, você VAI perder partida atrás de partida.
Mudei meu time para Amaterasu/Hulk / Deadpool, um esquema que pensei durante uma produtiva aula de cálculo 2. Um personagem para combar, um personagem pra bater e um pra spammar. Só para fins de comparação: MVC3 tem 15 níveis de rankings online e eu toda vez que passava do 3º era rebaixado depois de umas 10 lutas perdidas, hoje estou no 9º nível (4th lord) e possuo 50 vitórias a mais que minhas derrotas o que me leva ao meu segundo ponto.
Até personagens da marvel dão shoryuken |
MVC3 é muito mais equilibrado que outros jogos de luta, claro, alguns personagens tem mais vidas que outros( outros não tem vida né Jean Grey…) e os produtores até já abaixaram a vida de alguns personagens através de patches, mas como o meu grande amigo Guto me abriu os olhos o fato é que cada personagem nesse jogo tem uma fraqueza clara, o que torna uma questão de descubri-la e se aproveitar dela. Por exemplo: quer acaba com a graça de um sentinel ? usa um high jump pra ir atrás dele; o Akuma ta destruindo seu time ? advanced guard e especial acaba com a raça dele; ta cansado de toma os teleportes do dante ? dash pra trás com o hulk e SMASH.
Por enquanto, é isso que posso dizer sobre o jogo, meu review completo com todas as mínucias desse grande jogo será escrito, prometo. Mas enquanto isso quem quiser me adicionar na psn pra um fight meu id é Faria666, até o próximo post !
PS: entre o tempo de escrever esse post e publica-lo ja tomei muitos coros de top players
Falando em Marvel 3, temos que tirar um x1 INTENSO!!!! o/~
ResponderEliminar